terça-feira, 22 de março de 2011

Censos 2011

Segue o texto que se pode ler na página da internet do Instituto Nacional de Estatística:

"e-Censos
A Inovação marcará os Censos 2011!
A Internet tem vindo a impor-se de forma crescente como um veículo privilegiado de comunicação entre os cidadãos, empresas e governo. Vários países têm vindo, nos últimos anos, a implementar a resposta pela Internet no âmbito dos censos.
Os EUA, Singapura, Suíça e Espanha, foram países pioneiros na ronda censitária de 2000/2001. O Canadá, a Nova Zelândia e a Austrália utilizaram a Internet para resposta aos Censos de 2006, tendo obtido taxas de resposta de, respectivamente, 22%, 9% e 7%. Estes países, avaliaram como positivo o e-Censos, uma vez que permitiu ir ao encontro das expectativas da população e contribuiu para transmitir uma imagem moderna e inovadora dos institutos de estatística.
O e-Censos foi encarado no âmbito de uma orientação estratégica de modernização dos dispositivos de recolha, a estender a outros inquéritos às famílias, e portanto assumidamente encarado como um custo de investimento que virá a dar os seus frutos.
Em Portugal, à semelhança do que se espera venha a acontecer com mais países, os Censos 2011 irão proporcionar a possibilidade de resposta pela Internet, num esforço evidente de inovação e alinhamento com as melhores práticas internacionais.
Vantagens e desafios esperados
As principais vantagens esperadas para o e-Censos 2011 são:
• Facilitar a resposta aos Censos;
• Transmitir uma imagem moderna da instituição e dos Censos 2011 e criar um clima positivo que favoreça a colaboração dos cidadãos;
• Melhorar a qualidade das respostas.
Os principais desafios esperados para o e-Censos 2011 colocam-se essencialmente a dois níveis:
• Desenvolvimento e implementação das opções técnicas e tecnológicas, nomeadamente a gestão e integração das respostas pelas duas vias (papel e Internet) evitando as duplicações/omissões, a forma de credenciação/acesso ao site do e-Censos 2011 por parte dos cidadãos, as questões da confidencialidade e integridade dos dados e a criação de uma infra-estrutura que suporte as exigências da aplicação de recolha pela Internet, garantindo níveis de utilização satisfatórios por parte da população, mesmo em períodos com elevado número de utilizadores em simultâneo.
• Desenvolvimento de Programa de comunicação eficaz, que mobilize e entusiasme a população levando-a a aderir e a desejar recensear-se pela Internet."
Fonte: Instituto Nacional de Estatística, Censos 2011

Concordo com toda a informação citada, mas, não podia deixar de mencionar que tudo isto faria mais sentido se a aplicação funcionasse. Tentei preencher o questionário, em casa, através da internet e nada...
Ao passar em frente à Junta de Freguesia de Sousa vi muita gente à espera para respoderem pela internet, disponibilizada pela Junta de Freguesia. Certamente tiveram o mesmo problema que eu.

Será que no final dos censos serão despedidos alguns directores só porque a aplicação não funcionou? Assim aconteceu nas eleições presidenciais deste ano. Esperar para ver...

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